sábado, 5 de dezembro de 2009

Cristo e a Nudez do homem - Marcos 14: 51-52

por Paulino Jr.

“51 Seguia-o um jovem, coberto unicamente com um lençol, e lançaram-lhe a mão.
52 Mas ele, largando o lençol, fugiu desnudo.”

Vamos entender o contexto do texto apresentado: Esse momento é imediatamente após Jesus ter sido traído e preso, todos os seus discípulos já haviam fugido da presença d’Ele e dos seus perseguidores. Vemos então um rapaz que estava seguindo a Jesus, coberto somente por um lençol. Quando notaram a sua presença, tentaram pegá-lo, mas ele fugiu nu.

Nesse contexto surgem duas figuras interessantes: De um lado Cristo e do outro a nudez do homem.

Vamos primeiro entender a figura da nudez do homem:

Gênesis 3: 7;10.
“7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.”

A primeira vez que a nudez do homem é descrita na bíblia é quando Adão pecou. Observando esse texto, vemos que naquele momento o fato de Adão estar nu só foi exposto a ele após a prática do pecado. Adão só notou que estava nu após ter pecado e isso foi para ele motivo de grande vergonha, vemos que a atitude de Adão foi a mesma do rapaz descrito no livro de Marcos, ele correu e se escondeu da presença de Deus.

A outra figura importante é a figura de Cristo, segundo a bíblia ele é o mediador entre nós e Deus (Jo. 14:6). Não existe outro meio de se chegar até Deus a não ser por Cristo.

Agora vejamos onde essas duas figuras se relacionam:

O que acontece na vida de muitos cristãos é que eles seguem a Cristo cobertos por um relacionamento superficial, que se assemelha a um lençol. O fato é que muitas vezes nós não conhecemos a Cristo de verdade e não entendemos o que o Senhor quer fazer conosco. Por causa desse lençol, ou seja, desse relacionamento superficial, quando pecamos e a nossa nudez é descoberta diante de Cristo, nós acabamos fugindo dele. É aí que está o grande erro da maioria das pessoas. No texto seguinte de Gênesis (3: 21), vemos que Deus fez vestes para Adão e Eva e os cobriu. É isso que Cristo quer fazer conosco, ele quer nos cobrir com vestes novas cada vez que pecamos, mas para isso devemos entender, qual é a relação entre pecado e arrependimento. Para ilustrar isso, vou dar o exemplo de dois homens:

O primeiro homem, ao vencer uma guerra, ofereceu o gado que era espólio da guerra como sacrifício a Deus pela sua vitória.
O segundo homem viu uma mulher casada banhando-se, tomou aquela mulher, adulterou com ela e ainda mandou matar o marido daquela mulher.

Aos seus olhos, qual homem deveria ser perdoado: o primeiro ou o segundo?

Se você respondeu que é o primeiro, está redondamente enganado. Quando lemos a bíblia, vemos que o primeiro homem é Saul, o primeiro rei de Israel. Deus ordenou a ele que matasse todos os animais do povo contra o qual ele estava guerreando, contudo, ele desobedeceu a Deus e ofereceu sacrifícios com aqueles animais, ele pecou, desobedecendo a Deus e quando o profeta foi alertá-lo, ele tentou justificar-se dizendo que não estava errado em oferecer sacrifícios a Deus. Vemos que esse homem tinha um relacionamento superficial com Deus, se cobria com um lençol de santidade, oferecendo sacrifícios para tentar evitar que Deus visse a sua nudez, ou seja, o seu pecado.

O segundo homem é Davi. Ele viu a mulher de Urias, se deitou com aquela mulher e mandou que o marido dela fosse colocado à frente de batalha para morrer. Contudo, quando Davi foi alertado pelo profeta a respeito do erro que havia cometido, ele rasgou as suas vestes, colocou o seu joelho no chão e pediu perdão a Deus. Isso significa que ele não fugiu da presença do Senhor por causa do seu pecado. Por isso, é dito na bíblia que Davi era um homem segundo o coração de Deus.

Muitas vezes, a razão pela qual nos vestimos com um lençol é porque achamos que podemos salvar a nós mesmos, pensamos muitas vezes que porque somos cristãos estamos isentos do pecado e isso nos faz seguir a Cristo como se nós merecêssemos a salvação. Sabemos que o livro de Efésios 2: 8 diz:

“8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não de obras, para que ninguém se glorie.”

Isso significa que nós não devemos achar que Deus não pode ver nosso pecado, muito pelo contrário, nós devemos apresentar os nossos pecados a Deus, pois ele é o único que pode perdoar pecados. Assim diz João 1: 9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".

Não adianta vivermos a nossa vida nos escondendo de Deus, pensando que podemos salvar a nós mesmos, isso só vai fazer com que nós nos afastemos d’Ele. Nós não estamos isentos do pecado e por isso temos que estar dispostos a continuar diante de Deus, quando ele vir a nossa nudez. A bíblia em Mateus 16: 25 diz: “Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á”.

Quem tentar salva-se a si mesmo, achando que ele é merecedor da salvação, escondendo a sua nudez de Deus, nunca irá alcançar a vida eterna. Contudo, aquele que permanecer diante de Deus, mesmo em momento de pecado, arrependendo-se, será salvo e alcançará a glória porque “(...) onde abundou o pecado, superabundou a graça,” (Rm 5:20b).

Lembre-se, o homem segundo o coração de Deus não é aquele que peca pouco, mas sim aquele que se arrepende sempre.

Paz e Vida a todos, que Deus os abençoe!

Fonte: Bíblia Sagrada (Revista e Atualizada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário